Com o intuito de promover a inclusão social, a Congregação de Nossa Senhora viabiliza o acesso às instituições de ensino por ela mantidas a crianças e adolescentes pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove o Programa de Assistência Educacional Notre Dame (PAE-ND), o qual – em consonância com as disposições da Lei nº 12.101 de 27 de novembro de 2009, além das suas respectivas alterações – disponibiliza bolsas de estudo filantrópicas integrais ou parciais a educandos que preencham os requisitos legais.
Sendo assim, o benefício destina-se a estudantes cuja renda familiar per capita não exceda 1 ½ salário mínimo nacional ou àqueles cuja renda familiar per capita não ultrapasse 3 salários mínimos nacionais.
Ao primeiro grupo, a bolsa de estudo corresponde à integralidade (100%) da anuidade escolar para o ensino regular. Aos demais, o benefício corresponde à metade (50%) dessa anuidade escolar.
Tais bolsas podem ser concedidas em todas as etapas do Ensino Básico, de modo que a sua quantidade e o seu respectivo percentual são tornados públicos por meio de edital disponibilizado no site: http://bolsasdeestudo.notredame.org.br/.
O Programa viabiliza, ainda, acompanhamento às famílias dos bolsistas que apresentarem dificuldades de permanência no âmbito escolar, em virtude do seu contexto social, econômico e pedagógico.